logo e-Labore

Laboratório Eletrônico de Oralidade e Escrita

e-Labore

Início

O objetivo central do projeto e-Labore: Laboratório Eletrônico de Oralidade e Escrita é o de coletar, cadastrar e disponibilizar para a comunidade científica um banco de dados de material escrito por crianças de 6 a 12 anos. Tal faixa etária engloba o período da aquisição/aprendizado da escrita, passando pela fixação e utilização do código escrito, e culminando no uso da escrita na pré-adolescência.

O corpus escrito do português infantil desenvolvido pelo projeto poderá ser utilizado por pesquisadores de várias áreas do conhecimento: lingüistas, educadores, fonoaudiólogos, engenheiros da fala etc. Esses pesquisadores se beneficiarão de tal ferramenta para as mais diversas atividades de pesquisa e aplicabilidade tecnológica.

O corpus do projeto e-Labore permitirá o mapeamento do vocabulário infantil do português brasileiro contemporâneo. A partir dos dados do projeto e-Labore será possível formular um mapeamento do vocabulário infantil que pode oferecer contribuições para a investigação de teorias de aquisição da linguagem em geral. Particularmente, o projeto procura contribuir com os debates a respeito da interação entre a linguagem adulta e infantil em um contexto de mudança lingüística e evolução da linguagem.

Além disso, o projeto pretende disponibilizar recursos importantes relacionados à linguagem escrita infantil que podem oferecer contribuições para a investigação dos problemas atestados no processo de aquisição da escrita pelas crianças em idade escolar.